Vik Muniz... O Artísta Extraordinário

0
Um brasileiro talentoso e inovador, Vik Muniz é artista plástico , fotografo e pintor reconhecido no mundo todo. 

Suas Obras já foram e estão Expostas nos principais Museus de Arte Contemporânea ao redor do mundo: Sidney na Austrália, no Canadá, no Metropolitan, o Whitney, o Moma de Nova York e o Reina Sofia de Madrid, entre outros.

Publicou o livro, "Reflex- A Vik Muniz Prime" ( 2005 Aperture Loundation, Nova York), que contém a compilação de seu trabalho e seus comentários sobre ele.

Entre suas Obras, fez a Monalisa de Leonardo da Vinci, numa versão com geléia e outra de manteiga;


Seu trabalho é marcado pela fotografia, que utiliza como meio de representação de diálogo, e que chega ao entendimento de todos através da simplicidade dos materiais que usa.  

Além de ter trabalhado com materiais como: açúcar, poeira, fios, barbantes, mel, arames, xarope de chocolate e açúcar mascavo, material que utilizou para fazer a Santa Ceia, também de Leonardo.


     Ficou mais conhecido do grande publico com o Documentário " O lixo extraordinário", sobre o trabalho de Vik Muniz com os catadores de lixo de Duque de Caxias (Rio de Janeiro), que rendeu-lhe um premio em 30 de janeiro de 2010, no Festival de Sundance. 
E no Festival de Berlim, foi premiado em duas categorias, o da Anistia Internacional e o publico, mostra Panorâmica.

                                                 O Lixo Extraordinário
Sempre que vende uma obra que retrata cenas de desigualdade social, reverte parte do valor para os pobres e diz: "Eles precisam de dinheiro - É preciso ajudá-los".

Teve uma infância simples, foi para os Estados Unidos ainda pequeno, trabalhou por cinco anos em subempregos e chegou a ter que dormir na rua.    
Vic Muniz é mesmo um brasileiro brilhante.

   Fontes: http://obviousmag.org/archives/2009/07/vik_muniz.html
     http://pt.wikipedia.org/wiki/Vik_Muniz







0 comentários: